Mesa-redonda "Figurações da história na literatura brasileira de expressão alemã"

Divulgar a literatura brasileira escrita em língua alemã ou a literatura da imigração de língua alemã no Brasil e motivar pesquisadores a colaborar com o projeto de pesquisa coletiva “Literatura brasileira de expressão alemã” www.martiusstaden.org.br, do Grupo de Pesquisa RELLIBRA (www.rellibra.com.br), do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã (FFFLCH-USP).

1. Marlen Eckl:
“O paraíso perdido – a figuração do nazismo, do exílio no Brasil e da política do regime Vargas nas peças de teatro Samba e Makumba, de Ulrich Becher.”

2. Celeste Ribeiro de Sousa:
“O tamanho da ferida Versailles. Robert Weber e o seu Conto de Natal”;

3. Jefferson Corredor:
“Der Tisch Gottes - A História do Brasil na ficção de Wilhelm Wustrow”;

4. Alceu João Gregory
“As artimanhas da propaganda no processo de imigração alemã em Jedem sein Paradies, de Otto Grellert”.

Resumos:

1.  “O paraíso perdido – a figuração do nazismo, do exílio no Brasil e da política do regime Vargas nas peças de teatro Samba e Makumba, de Ulrich Becher.

Marlen Eckl

O objetivo desta palestra é ilustrar o uso que Ulrich Becher faz dos elementos da cultura afro-brasileira como meios de encenação para configurar de maneira extraordinária a metabolização literária de sua experiência do exílio no Brasil, onde achou refúgio, sob o governo de Getúlio Vargas. Ritos afro-brasileiros, o carnaval, o samba, são instrumentalizados para veicular mensagens políticas de resistência ao nazismo a seus espectadores de língua alemã.

1. “O tamanho da ferida Versailles. Robert Weber e o seu Conto de Natal

Celeste Ribeiro de Sousa

Dentro da moldura de um conto de fadas e a partir da alegorização da Paz de Versailles, transformada em criança sequestrada por um Tratado, Robert Weber leva aos seus leitores (mirins) teuto-brasileiros uma releitura da História, vista da perspectiva alemã.

1.  “Der Tisch Gottes - A História do Brasil na ficção de Wilhelm Wustrow”

Jefferson Corredor

Esse trabalho tem como objetivo analisar aspectos do registro histórico nas narrativas e poemas de Wilhelm Wustrow. Partindo do pressuposto de que o texto literário trabalha com a realidade social de modo a ressignificá-la, procuramos estabelecer como a produção de Wustrow serve à identificação de uma memória e de um ideário teuto-brasileiros do período pós-colonial. A perspectiva do autor sobre a sociedade de seu tempo pode ser definida principalmente por meio da ficção que tem como pano de fundo o dia a dia das colônias. Nela, pode-se entrever não apenas relatos de determinada época, mas também os valores, tradições e paradigmas compartilhados por colonos e seus descendentes. Pois, se por um lado, a produção escrita desses colonos se caracteriza pelo resgate de referências culturais alemãs e pela crônica da vida nas comunidades de língua alemã no Brasil, por outro, serve como retrato das tensões ideológicas e da organização simbólica presente na vida dessas famílias. Um estudo mais atento da obra de Wilhelm Wustrow permite que examinemos a relação entre a História e o imaginário teuto-brasileiro.

1.  “As artimanhas da propaganda no processo de imigração alemã em Jedem sein Paradies, de Otto Grellert”

Alceu João Gregory

O texto desta comunicação objetiva mostrar como Otto Grellert constrói em sua principal narrativa, Jedem sein Paradies, o caminho tortuoso que levou ao encontro de dois sonhos díspares: o do branqueamento da “raça” brasileira, pois, como afirma Mariza Correa, “antes de ser pensada em termos de cultura, ou em termos econômicos, a nação foi pensada em termos de raça”, e o sonho de emancipação dos camponeses de língua de alemã, encontro esse de consequências inesperadas.

Professora Doutora Celeste Ribeiro de Sousa, da FFLCH/USP.

- Pós-Dra. Celeste Ribeiro de Sousa (DLM-FFLCH-USP e pesquisadora do RELLIBRA);
- Dra. Marlen Eckl (pesquisadora autônoma – Alemanha - e pesquisadora do RELLIBRA);
- Dr. Alceu Gregory (UNESP- Assis e pesquisador do RELLIBRA);
- Jefferson Corredor – pesquisador colaborador do jornal A folha de São Paulo e pesquisador do RELLIBRA.

Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
Co-Promoção
Instituto Martius-Staden
Apoio
Apoio do Grupo de Pesquisa RELLIBRA (Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã-USP).
11.09.2012

R$ 30,00.

Observações:
• Após matrícula, o pagamento será mediante boleto bancário que será encaminhado via e-mail, no prazo de 72 horas.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

27.08 a 06.09.2012