Introdução à Formação de Audiodescritores

Pré-Requisito

É necessário ótimo nível de português e o mínimo de conhecimento sobre a linguagem audiovisual.

O principal objetivo do curso introdutório à formação de audiodescritores é fornecer conhecimento teórico e prático sobre a audiodescrição, definida dentro dos Estudos de Tradução como um modo de tradução audiovisual intersemiótica que se caracteriza pela descrição em áudio – ao vivo, simultânea ou pré-gravada - das imagens de um produto audiovisual (ex. filme de cinema, programa de tv ou peça teatral) entre as falas originais do produto, com vistas a proporcionar o completo acesso de pessoas com qualquer tipo ou grau de deficiência visual ou cognitiva ao produto audiovisual. Este conhecimento básico refere-se, principalmente, às estratégias estabelecidas por audiodescritores dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha, pioneiros no cumprimento da norma de acessibilidade, e Brasil, que já está criando suas próprias normas de audiodescrição. Essas estratégias, assim como estratégias tradutórias, podem ser resumidas em: percepção do “o quê” e “como” audiodescrever, preparação do roteiro da audiodescrição simultânea e pré-gravada para diferentes produtos audiovisuais, técnicas de uso de tempo, ensaio para gravação e técnicas vocais.

A parte teórica discutirá os seguintes tópicos:
- Apresentação
- Definição e tipos de audiodescrição
- Legislação
- Pesquisa e bibliografia na área
- Regras estrangeiras e brasileiras sobre e para audiodescrição
- Padrão de roteiro para cinema e TV (filmes, comerciais, novelas, etc, todos pré-gravados)
- Padrão de roteiro para teatro (peças e espetáculos de dança)

Na parte prática serão desenvolvidas as seguintes atividades:
- Uso de programa para marcação (timing) de entrada e saída da audiodescrição
- Produção de roteiros para clipes de filme, comercial, peça de teatro e espetáculo de dança
- Técnicas vocais para a locução da audiodescrição e revisão dos roteiros produzidos
- Apresentação e discussão dos roteiros produzidos (se possível, pessoas com deficiência visual serão convidadas para avaliar, junto com o grupo, os roteiros produzidos)
- Finalização do curso

Importante:
Os participantes poderão trazer seus notebooks, caso os tenham, para trabalho em sala de aula.
Todos devem trazer um pendrive para copiar o material a a ser usado

• máximo: 30 alunos
• mínimo: 20 alunos

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e Terceira Idade: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

• Matrícula presencial.
• Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial .