Autorias e Teorias - Encontro Internacional de Escrita Contemporânea

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.

Pré-Requisito

Possuir diploma de graduação ou certificado de conclusão em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, de acordo com a Resolução 02/2007, de 18/06/2007, do Conselho Nacional de Educação.

Propiciar o encontro entre importantes escritores e teóricos da literatura, visando à ampliação dos espaços de análise e debate referentes a pontos relevantes da escrita na atualidade. Possibilitar a reflexão e o desenvolvimento da produção literária nas faculdades de Letras. Em atenção à dinâmica criativa na contemporaneidade literária, envolvida por diversos aspectos de informação, mediação e concepção, o foco centrado nos polos da autoria e da teoria favorecerá o contato com os processos de elaboração textual em todas as suas gradações cognitivas e conceituais.

25 de novenbro – Segunda-feira

19:00

19:30

Apresentação de Agustín Fernández Mallo (escritor e ensaísta espanhol) e apresentação ensaístico-musical de Ciro Lubliner (pesquisador de pós-graduação) sobre processos criativos e o lugar da teoria na produção literária contemporânea.

20:30

Lançamento do livro Nocilla Experience, de A. F. Mallo.

São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

26 de novembro – Terça-feira

15:00

Apresentações de Damián Tabarovsky (escritor e ensaísta argentino), Mauricio Salles Vasconcelos e Tiago Cunha Fernandes (pesquisador de pós-graduação) sobre processos criativos e o lugar da teoria na produção literária contemporânea.

16:00

Leituras críticas realizadas por professores e estudantes do curso de Letras acerca dos autores convidados

Debate aberto ao público

27 de novembro – Quarta-feira

15:00

Apresentações de Marília Garcia e Roberto Zular sobre processos criativos e o lugar da teoria em seus projetos literários.

Leitura da produção poética dos autores por Paulo Ricardo Alves (Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Lingua Portuguesa).

16:00

Debate aberto ao público

28 de novembro – Quinta-feira

15:00

Moacir Amâncio, Roberto Zular, Álvaro Faleiros e Mauricio Salles Vasconcelos, professores da Faculdade de Letras, vinculados à linha de pesquisa Escrita de Literatura, apresentarão súmulas de suas produções de arte e teoria, como também reflexões sobre criação e docência no curso de Letras.

16:30

Apresentação do escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, coordenador da pós-graduação em Escrita Criativa (PUC-RS), sobre processos criativos e o lugar da teoria em seu projeto literário.

17:30

Encerramento – Considerações finais sobre as linhas de reflexão e proposição criativas, desenvolvidas ao longo do Encontro, por parte dos escritores/ensaístas integrantes do evento.

18:00

Autógrafos de livros

Máximo: 80.

Prof. Dr. Maurício Salles de Vasconcelos (FFLCH/USP).
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP.
de 25 a 28 de novembro de 2013

Online: CLIQUE AQUI