XX Curso de Difusão Cultural CEA/USP - Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil

 

EMENTA

 

O curso de difusão cultural Aspectos da cultura e da história do negro no Brasil foi elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP em 2006, com o objetivo de suprir uma demanda surgida pela Lei nº 10.639/03, hoje alterada pela Lei nº 11.645/08, as quais estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade dos estudos sobre a temática da “História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena”.

Com a efetivação da lei, surgem dois problemas a serem equacionados: 1) a capacitação de professores/educadores que possam ensinar as matérias prescritas, considerando que o conjunto dos professores do ensino básico e médio no sistema educativo brasileiro não teve acesso ao estudo da história da África e do negro no Brasil, dentro de uma visão divorciada da historiografia colonial; 2) a definição e delimitação do conteúdo da história da África, do negro e de sua cultura e, consequentemente, a produção de novos manuais e materiais didáticos em ruptura com a literatura colonial preconceituosa ainda dominante e resistente.

Sendo o Centro de Estudos Africanos um espaço multidisciplinar da FFLCH, que reúne pesquisadores da África e da diáspora atuando nas diversas áreas de conhecimento – Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Literatura, Lingüística etc –, fica justificada e legitimada sua liderança nesse processo.

 

PROGRAMA

 

07/08/2013 1ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga

1. Introdução

1.1. Apresentação do curso: objetivos, conteúdo do programa, bibliografia básica, corpo docente

1.2. Existe uma história do negro no Brasil? E por onde ela começa?

1.3. Questões práticas (operacionalização e funcionamento do curso)

 

14/08/2013 2ª Aula – Profª Drª Marina Pereira Almeida Mello

2. O negro no território brasileiro e o regime escravista: adaptação e resistência.

2.1. Resistências individuais

2.2. Resistências coletivas: rebeliões nas senzalas, quilombos, Revolta dos Malês.

2.3. Atuação do negro na abolição

 

21/08/2013 3ª Aula – Profª Drª Rosângela Malachias

3. O negro pós abolição e novas formas de resistências:

3.1. A revolta da Chibata

3.2. A Frente Negra Brasileira – Imprensa Negra em São Paulo

 

28/08/2013 4ª Aula – Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier

4. Culturas negras no Brasil:

4.1. Leis e repressões contra as culturas negras no Brasil – estratégias e formas de resistência religiosa: candomblé e umbanda.

 

11/09/2013 5ª Aula – Profª Drª Antonia Ap. Quintão dos Santos Cezerilo

4.1.1. Leis e repressões contra as culturas negras no Brasil – estratégias e formas de resistência religiosa: as irmandades católicas.

 

18/09/2013 6ª Aula – Profª Drª Maria Cecília Felix Calaça

4.2. Resistências artísticas nas artes visuais: arte africana e afro-brasileira

 

25/09/2013 7ª Aula – Prof. Oswaldo de Camargo

4.2.1. Literatura Negra de Resistência.

 

02/10/2013 8ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga

5. O Negro e discriminação racial no Brasil:

5.1. Conceitos básicos: preconceito, raça, racismo e etnicidade no Brasil

5.2. Características do racismo à brasileira

 

09/10/2013 9ª Aula – Profa Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente

5.3. Direitos Humanos e a questão racial: Lutas e Conquistas do Movimento Negro

 

16/10/2013 10ª Aula – Prof. Dr. Dennis de Oliveira

6. Formas de exclusão do negro no Brasil:

6.1. O negro na mídia e no mercado de trabalho

 

23/10/2013 11ª Aula – Eliana de Oliveira

6.2. O negro na educação (ensino fundamental, médio e superior)

 

30/10/2013 12ª Aula – Prof. Dr. Luis Eduardo Batista

6.3. A saúde da população negra: questões específicas

 

06/11/2013 13ª Aula – Prof. Dr. Pedro Jaime de Coelho Junior

7. Multiculturalismo e a Ação Afirmativa no Brasil:

7.1. Políticas de reconhecimento da Identidade Negra no Brasil, exemplos das Leis 10.639/03 e 11.645/08

7.2. O debate sobre as cotas raciais

 

13/11/2013 14ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga

Avaliação e Palestra de Encerramento do Curso

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno UNIAFRO, vol. 2)

ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru-SP: EDUSC. 1998

ANJOS, Rafael Sânzio Araújo dos. Quilombos, Geografia Africana – Cartografia Étnica – Territórios Tradicionais. Brasília: Mapas Editora & Consultoria, 2009.

ARAUJO, Rosângela ‘Janja’ C. A África e a Afro descendência: um debate sobre a cultura e o saber. In. SILVA, Cidinha da. Ações Afirmativas em Educação: Experiências Brasileiras. Editora Summus, São Paulo, 2003.

ARRUTI, José Maurício (e outros) “Educação Quilombola em Debate: A Escola em Campinho da Independência (RJ) e a Proposta de uma Pedagogia Quilombola”. In: CUNHA, Ana Stela A. Construindo Quilombos, Desconstruindo Mitos: A educação formal e a realidade quilombola no Brasil. São Luís/MA: Ed. do Autor, 2011, p. 29-43. - Disponível em: www.fflch.usp.br/dl/indl/baixar.php?arq=344e173555d4978.pdf

BALOGUM, Ola. A escultura dos signos. In: O CORREIO, Rio de Janeiro: UNESCO, ano 5 (7)12-21, jul, 1977.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio – Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São Paulo: Malheiros Editora

BARBOSA, Luciene C. Racismo e Branquitude: representações na telenovela ‘Da Cor do Pecado’. In: Revista Mídia e Etnia. São Paulo: PMSP/CONE, ano 1 (1):5-9.

BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (orgs). O negro nos espaços publicitários brasileiros. S. Paulo: ECA/USP – CONE, 2011

BRAGA, Júlio. Na Gamela do Feitiço: repressão e resistência nos Candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995.

BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 1 (Modo de Ver). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Memória das Palavras. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [www.acordacultura.org.br]

BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 2 (Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 3 (Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004.

CADERNOS DE DEBATES, Política Democrática. Brasília: Edições Fundação Astrogildo Pereira, Ano I, nº 2, maio de 2008.

CARNEIRO, Sueli. “Mulheres em movimento”. In: REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS, 17(49):117-132, São Paulo, set/dez, 2003.

CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000.

CASTRO JÚNIOR, Luis Victor - Capoeira Angola: Olhares e toques cruzados entre ancestalidade e historicidade In: Rev. Bras.Cienc. Esporte. Campinas. Autores Associados. V. 25 nº2, p. 143-158. Jan. 2004.

CIVILETTI, Maria V. P. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. In: CADERNO DE PESQUISA, São Paulo, p. 31-40, s.d.

CRUZ, A. C. J. Dimensões de educar para as relações étnicorraciais refletindo sobre suas tensões, sentidos e práticas. In: 33ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, 2010. http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em...

CRUZ, A. C. J. Relações raciais em sala de aula: construindo saberes desconstruindo estereótipos. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis, SC. Anais do XII Congresso da ARIC. Florianópolis: Edugraf, 2009. p. 26. Link: http://aric.edugraf.ufsc.br/congrio/html/anais/anais.html

CUTI. Moreninho, Neguinho, Pretinho, vol. 3. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

DEOSCÓREDES Maximiliano dos Santos. História de um terreiro Nagô. Salvador: Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiático, 1962.

DIAS, Adriana Albert: Mandinga, Manha e Malícia – uma história sobre os capoeiras na capital da Bahia (1910-1925). Edufba, Salvador, 2006. Em: http://www.ffch.ufba.br/IMG/pdf/2004adriana_albert_dias.pdf

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 1: Precursores, 583p.; v. 2: Consolidação, 442p.; v. 3: Contemporaneidade, 565p.; v. 4: História, teoria, polêmica, 419p.

DUARTE, Evandro C. Piza (e outros). Cotas raciais no ensino superior: entre o Jurídico e o Político. Curitiba: Juruá, 2008.

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA (Coletânea de Textos). MEC/SEAD, 2007. Disponível em: http://www.slideshare.net/Geraaufms/educao-quilombola

FERRETTI, Sérgio. O Negro e o Catolicismo Popular, In: Sincretismo Religioso: O Ritual Afro ( Tânia Lima-Org).Congresso Afro-brasileiro (4:1994:Recife), Anais do IV Congresso Afro-brasileiro- Recife, FUNDAJ, ed. Massangana, 1996.

FERRETTI, Sérgio. Repensando o Sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp, 1995.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista caminhos abertos pela Lei 10.639/2003. Brasília: SECAD, MEC, 2005. Pag. 39-62. Link: http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/lei-10-639-03-e-outr...

GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da Lei 10.639/03 no contexto das politicas públicas em educação. In: HERNGER, Rosana e PAULA, Marilene. Caminhos Convergentes – Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009.

GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação e Cultura: pensamento em cidadania. RJ: Quartet, 1999

GOREN, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Ed. Ática, 1990, 2ª ed. (p. 87-96; 189-206).

HALL, Stuart. “A questão multicultural”. In: SOVIK, Liv (org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG / Brasília: UNESCO, 2003, p. 51-95.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979

LIMA, Heloisa P. “De personagem a editor: vozes negras na literatura infanto-juvenil”. In: VIA ATLÂNTICA: publicação da área de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. (orgs) Ferreira, Ligia Fonseca; Sarteschi, Rosângela; Vecchia, Rejane. São Paulo: FFLCH- Departamento de Letras clássicas e vernáculas, n.18, 2010, págs 43-56

LIMA, Heloisa P. Entre a orelha, a língua e a mão: a origem africana para o leitor infantil e juvenil. (org) Taborda, Scripta Literatura : Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e do Cespuc– v. 1, n. 1, 1997 – Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2009.

LIMA, Heloisa. P. “Personagens negros: um breve perfil na literatura infanto-juvenil”. In: Kabengele Munanga. (Org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: Secad-Ministério da Educação, 2001, v. 1, p. 101-115.

LOPES, Fernanda. “Experiências desiguais ao nascer, viver, adoecer e morrer: tópicos em saúde da população negra no Brasil”. In: I Seminário da Saúde da População Negra, São Paulo: Secretaria da Saúde/CONE, 2004, p. 53-97.

MALACHIAS, Rosângela. (e outros). Eles têm a cara preta. vol. 10. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MALACHIAS, Rosângela. Cabelo Bom. Cabelo Ruim, vol. 4. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MALACHIAS, Rosângela. Mídia, Educação e Movimentos Negros. In: REVISTA MÍDIA E ETNIA, ano 1, nº 1. São Paulo: PMSP/CONE, s.d.

MALACHIAS, Rosângela.. Movimentos Negros. Uma síntese de sua ação na História. São Paulo, mimeo/1998.

MARTINS, Leda Maria. A Oralitura da Memória, In: Afrografias da Memória, São Paulo, Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P. Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988, 2ª ed.

MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p.

MELLO, Manoel Messias (Major) e outros – Os direitos e a ordem social da Constituição Federal e o caso do “ônibus 174”. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CAES, trabalho de conclusão do Curso Superior de Polícia de 2006.

MIRANDA, Maria A. e MARTINS, Marilza S. Maternagem. Quando o bebê pede colo, vol. 2. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil In: Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro de 2002.

MUNANGA, K. “Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo”. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), Universidade Federal Fluminense, nº 12, 2010

MUNANGA, K. “Algumas considerações sobre ‘raça’, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos”. In: REVISTA USP, (68):46-57, São Paulo, dez/fev., 2005/2006.

MUNANGA, K. “As facetas de um racismo silenciado”. In: SCHWARCZ, Lília M. e QUEIROZ, Renato S. (orgs). Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP/Estação Ciência, 1996.

MUNANGA, K. “Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de côta”. In: GOLÇALVES e SILVA, Petronilha B. e SILVÉRIO, Valter R. Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP/MEC, 2003.

MUNANGA, K. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia”. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicada da Faculdade de Educação, nº 5, 2004.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2004.

MUNANGA, Kabengele. “A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil”. Entrevista com In: ESTUDOS AVANÇADOS, 18(50):51-56, São Paulo: IEA/USP, 2004.

MUNANGA, Kabengele. “Origem e Histórico do Quilombo na África”. In: Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/28/04-kabe.pdf

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescentende. Fortaleza: LCR, 2003.

OLIVEIRA, Eliana de. “Conscientização e socialização sobre o racismo”. In: _____________. Mulher negra professora universitária: trajetória, conflitos e identidade. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra – Brasil ano 2001. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.

OLIVEIRA, Iolanda (org.). Relações raciais e educação: novos desafios. RJ: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, Lúcio. Tímidos ou indisciplinados?, vol. 7. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

OLIVEIRA, Zilma R. de. “Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In: Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PENA, Sérgio D.J. Homo brasilis. Aspectos genéticos, lingüísticos, históricos e socioantropológicos da formação do povo brasileiro. . Ribeirão Preto/SP: FUNPEC-RP, 2002.

PRÊMIO ABA/MDA Territórios Quilombolas/Associação Brasileira de Antropologia. Organizador – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2006.

PROGRAMA Brasil Quilombola: um ensaio sobre a política pública de promoção da igualdade racial para comunidades de quilombos. In: Cadernos Gestão Pública e Cidadania, V. 15, nº 57, São Paulo, 2010. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/3258

PROGRAMA de Ação Durban. 3a Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.

QUINTÃO, Antonia Aparecida. Lá vem os meus parentes: as irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (séc. XVIII). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002

QUINTÃO, Antonia Aparecida.. “As irmandades negras: outro espaço de luta e resistência”. Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência. (São Paulo: 1870-1890). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.

QUINTÃO, Antonia Aparecida.. Professora, existem santos negros? Histórias de identidades religiosa negra, vol. 8. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro. MG: Mazza Edições, 2004.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004.

RODRIGUES, Vera. “A Gênese do Debate e do Conceito de Quilombo”. Cadernos CERU/USP, Séria 2, v. 19, n.1, São Paulo, junho 2008, pp. 203-222.

SALUM, Marta H. L. Cem anos de arte afro-brasileira. In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. Percepções da Diferença, vol. 1. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso de idéias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

SANTOS, Jocélio Telles dos. O Dono da terra: o caboclo nos candomblés da Bahia. Salvador: Sarah Letras, 1995.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte: Pade, Asese e o culto Egum na Bahia. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.

SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu tempo é agora. São Paulo: Editora Oduduwa, 1993.

SANTOS, Sales Augusto [e outras autoras]. Ações Afirmativas: Polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estado. In: Revista Estudos Feministas/REF – Dossiê: 120 anos da Abolição da escravidão no Brasil: um processo ainda inacabado (v. 16, n. 13 - Dez). Santa Catarina/Florianópolis: 2008.

SANTOS, Sandra. Brincando e ouvindo histórias, vol. 9. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SERRANO, Carlos. Ginga, a Rainha Quilombola de Matamba e Angola. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/28/10-serrano.pdf

SILVA, A. C. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o racismo na escola. Org. Kabengele Munanga. Brasília: SECAD, MEC, 2005. Pag. 21-37. Link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_acti...

SILVA, Dilma de Melo. Por que riem da África?, vol. 6. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SILVA, Lucia Helena Oliveira e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006 (Caderno Uniafro, vol. 1)

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, séc. XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (coords) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro, Ceert, 2007.

SOUZA, Marina de Mello e. As Congadas no Quadro da Desintegração do Escravismo, In: Reis Negros No Brasil Escravista: História da Festa de Coroação de Rei Congo, Belo Horizonte, ed. UFMG, 2002

SOVIK, Liv. “Aqui ninguém é branco: hegemonia branca e media no Brasil”. In: WARE, Vrom (org.) Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

TAYLOR, Charles. “A política de reconhecimento”. In: APPIAH, K. Anthony (e outros). Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

TELLES, Edward. Racismo a brasileira. Uma perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.

WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. “Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira In: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, nº 4, jul/dez, 2002.

 

FILMES INDICADOS

 

AFRICANIDADES BRASILEIRAS. TV Brasil: o Futuro. SEED/MEC, 2008, 54’21”. [www.mec.gov.br/seed] – [www.tvbrasil.com.br/salto]

LIVROS ANIMADOS (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

MOJUBÁ. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

HERÓIS DE TODO MUNDO. A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

PROGRAMA NOTA 10. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

TEORIAS RACIAIS COMO TEORIAS DAS DIFERENÇAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 55’.

DIREITO À EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.

DESIGUALDADES RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.