A crítica à modernização na história da arte e da fotografia

 

Programa de aulas

Aula 1: Na contramão da modernização: a Paris de Édouard Manet; 
Aula 2: Teatro e teatralidade na caricatura francesa do século XIX: Honoré Daumier; 
Aula 3: Fotografia como instrumento ideológico: a formação da nação norte-americana; 
Aula 4: Crime, delito e representação fotográfica: a Nova York de Weegee. 



Bibliografia sugerida

ARGAN, G. C. História da arte italiana – volume II de Giotto a Leonardo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 
_______ . Arte Moderna – do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 
_______ . Imagem e persuasão – ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 
_______ . A arte moderna na Europa – de Hogarth a Picasso. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 

BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985. 
_____________ . O spleen de Paris – pequenos poemas em prosa. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1995. 

BENJAMIN, W. Obras escolhidas – magia e técnica, arte e politica. São Paulo: Brasiliense, 1993. 
_______ . Obras escolhidas III – Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. 

BUCK-MORSS, S. The Dialectics of Seeing – Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1991. 

CLARK, T. J. A pintura da vida moderna – Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 

FABRIS, A. (org.). Fotografia – usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1998. 

FELLIG, A. Weegee by Weegee – an autobiography. Nova York: Ziff-Davis Publishing Company, 1961. 

FRASCINA, F. [et alii]. Modernidade e modernismo – a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998. 

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1993. 

HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 

LE MEN, S. Daumier et la caricature. Paris: Éditions Citadelles & Mazenod, 2008. 
_________ . Pour rire! Daumier, Gavarni, Rops – l’invention de la silhouette. Paris: Somogy éditions d’art, 2010. 
_________ . (org) L’Art de la Caricature. Paris: Presses Universitaires de Paris Ouest, 2011. 

LÖVY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio – uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. 

WEEGEE. Naked City. Nova York: Da Capo Press, 1973.