Panorama da literatura africana francófona: dos contos tradicionais às novelas contemporâneas

 

Detalhamento:

1ª aula: Introdução geral: O francês na África 
Presença francesa e belga no continente na passagem do século XIX ao XX 
Políticas linguísticas e culturais: a escola colonial 

2ª aula: Tradicionalismo e estudos africanistas 
Criação do Instituto Francês da África Negra 
Jean Rouch e o documentário etnológico (projeção de curta-metragem) 
Pesquisas e obras de Boubou Hama e Amadou Hampâté Bâ 

3ª aula: Da oralidade ao espaço do livro: conto oral e conto escrito 
Aspectos socioculturais da literatura oral 
Autorialidade do discurso africano 
Dois contistas modernos: Birago Diop e Bernard Dadié 

4ª aula: Panafricanismo e Negritude 
Diáspora negra e congressos panafricanos 
Paris anos 1920/30: L'étudiant Noir e o movimento da Negritude 
Obra literária e trajetória política de Léopold Sédar Senghor 

5ª aula: “O sol das independências” 
Movimentos intelectuais e políticos no continente pós Segunda Guerra Mundial 
Primeiro e Segundo Congresso Internacional dos escritores e artistas negros 

6ª aula: O gênero da novela na África e o “afropessimismo” 
“Balkanização” do continente e desilusões pós-independências 
A vida cotidiana na literatura 
Representações do poder e da burocracia nas narrativas de Emmanuel Dongala e Guillaume Oyônô Mbia 

7ª aula: Literatura e cinema 
Inícios do cinema na África subsaariana 
Falar a língua do povo: obra literária e cinematográfica de Sembène Ousmane 
Projeção de curta/média-metragens do diretor 

8ª aula: Narrativas do horror 
Escravidão: memória do esquecimento? 
Projeto Ruanda: « Écrire par devoir de mémoire », 1995 
Literatura de combate e realismo monstruoso na obra de Kangni Alem 

9ª aula: Mulheres na literatura 
A emancipação feminina como tema literário 
Mariama Bâ e as primeiras escritoras da África francófona 
Fatou Diome: uma escritora da “migritude” 

10ª aula: Reflexões finais: o papel do escritor (africano) em debate 
Releituras críticas da negritude 
Adaptação da estética tradicional e estética da subversão 
Situação do francês na África hoje 


Referências bibliográficas 

OBRAS LITERARIAS 


BÂ, Mariama, Une si longue lettre. Paris: Le serpent à plumes, 2001. 
DADIÉ, Bernard Binlin, O pano preto, trad. Maria de Santa Cruz. Lisboa : Edições 70, “Vozes de África”, vol. 3, 1979.Tít. orig.: Le pagne noir 
DIOME, Fatou, La préférence nationale. Paris/Dakar: Présence Africaine, 2001. 
DIOP, Birago, Os contos de Amadou Koumba, trad. Emanuel Godinho; Franco Cascais. Lisboa: Edições 70, “Vozes de África”, vol. 1, 1979. Tít. orig.: Les contes d’Amadou Koumba. 
DONGALA, Emmanuel, Jazz et vin de palme. Paris: Le Serpent à Plumes, col. Motifs, 1996. 
HAMA, Boubou, Contes et légendes du Niger. Paris/Dakar: Présence Africaine,1976, Tome VI. 
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou, Il n'y a pas de petite querelle: Nouveaux Contes de la savane. Paris: Stock, 1999/2000. 
KANGNI, Além, La gazelle s'agenouille pour pleurer. Paris: Le Serpent à Plumes, 2003. 
LOPES, Henri, Tribalices, trad. Teresa Meneses. Lisboa: Edições 70, “Vozes de África”, vol. 22, 1980. Tít. orig.: Tribaliques. 
OUOLOGUEM, Yambo, Le Devoir de Violence. Paris : Le Serpent à Plumes, 2003. 
OUSMANE, Sembène, Voltaïque. Paris/Dakar: Présence Africaine, 1962. 
OYÔNÔ Mbia, Guillaume, Chroniques de Mvoutessi 1. Yaoundé : Clé, 1971. 
SADJ, A.; SENGHOR, Léopold S., La belle histoire de Leuk le lièvre. Paris: Hachette, 1953. 

LITERATURA, POLÍTICA E IDENTIDADE CULTURAL 


CÉSAIRE, Aimé, Discours sur le Colonialisme. Paris/Dakar: Présence Africaine, 1989. 
EFOUI, Kossi, « Prefácio », L'entre-deux rêves de Pitagaba, Paris, Éditions Akora, 2000. 
FANON, Frantz. “O negro e a linguagem”, in Pele negra, máscaras brancas, trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. http://pt.scribd.com/doc/36623756/Pele-negra-Mascaras-Brancas 
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou “A tradição viva”. In: J. Ki-Zerbo (org.), História Geral da África. Metodologia e pré-história da África. 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212. http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249POR.pdf 
HENNEBELLE, Guy, “Sembène Ousmane, une conception du cinéma”. In: RUELLE, Catherine (org.), Afriques 50: singularités d'un cinéma pluriel. Paris: L'Harmattan, 2005. 
M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II, trad. Manuel Resende. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011. 
SARTRE, Jean-Paul, “Orfeu Negro”. In: Reflexões sobre o Racismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960. 
SENGHOR, Léopold Sédar, « Le problème culturel en AO.F », in Liberté 1. Négritude et Humanisme. Paris : Seuil, 1964. 

Filmografia 

OUSMANE, Sembène, Borom sarret, 22 min., curta-metragem, preto e branco, Senegal, 1963. 
OUSMANE, Sembène, Mandabi, 1h 45min., longa-metragem, colorido, Senegal, 1968. 
OUSMANE, Sembène, La noire de..., 65 min., média-metragem, preto e branco, Senegal, 1966. 
ROUCH, Jean, Os mestres loucos [Les maîtres fous], 28 min., curta-metragem, preto e branco, Les Films de la Pléiade, França, 1955.