1ª aula: Introdução geral: O francês na África
Presença francesa e belga no continente na passagem do século XIX ao XX
Políticas linguísticas e culturais: a escola colonial
2ª aula: Tradicionalismo e estudos africanistas
Criação do Instituto Francês da África Negra
Jean Rouch e o documentário etnológico (projeção de curta-metragem)
Pesquisas e obras de Boubou Hama e Amadou Hampâté Bâ
3ª aula: Da oralidade ao espaço do livro: conto oral e conto escrito
Aspectos socioculturais da literatura oral
Autorialidade do discurso africano
Dois contistas modernos: Birago Diop e Bernard Dadié
4ª aula: Panafricanismo e Negritude
Diáspora negra e congressos panafricanos
Paris anos 1920/30: L'étudiant Noir e o movimento da Negritude
Obra literária e trajetória política de Léopold Sédar Senghor
5ª aula: “O sol das independências”
Movimentos intelectuais e políticos no continente pós Segunda Guerra Mundial
Primeiro e Segundo Congresso Internacional dos escritores e artistas negros
6ª aula: O gênero da novela na África e o “afropessimismo”
“Balkanização” do continente e desilusões pós-independências
A vida cotidiana na literatura
Representações do poder e da burocracia nas narrativas de Emmanuel Dongala e Guillaume Oyônô Mbia
7ª aula: Literatura e cinema
Inícios do cinema na África subsaariana
Falar a língua do povo: obra literária e cinematográfica de Sembène Ousmane
Projeção de curta/média-metragens do diretor
8ª aula: Narrativas do horror
Escravidão: memória do esquecimento?
Projeto Ruanda: « Écrire par devoir de mémoire », 1995
Literatura de combate e realismo monstruoso na obra de Kangni Alem
9ª aula: Mulheres na literatura
A emancipação feminina como tema literário
Mariama Bâ e as primeiras escritoras da África francófona
Fatou Diome: uma escritora da “migritude”
10ª aula: Reflexões finais: o papel do escritor (africano) em debate
Releituras críticas da negritude
Adaptação da estética tradicional e estética da subversão
Situação do francês na África hoje
Referências bibliográficas
OBRAS LITERARIAS
BÂ, Mariama, Une si longue lettre. Paris: Le serpent à plumes, 2001.
DADIÉ, Bernard Binlin, O pano preto, trad. Maria de Santa Cruz. Lisboa : Edições 70, “Vozes de África”, vol. 3, 1979.Tít. orig.: Le pagne noir
DIOME, Fatou, La préférence nationale. Paris/Dakar: Présence Africaine, 2001.
DIOP, Birago, Os contos de Amadou Koumba, trad. Emanuel Godinho; Franco Cascais. Lisboa: Edições 70, “Vozes de África”, vol. 1, 1979. Tít. orig.: Les contes d’Amadou Koumba.
DONGALA, Emmanuel, Jazz et vin de palme. Paris: Le Serpent à Plumes, col. Motifs, 1996.
HAMA, Boubou, Contes et légendes du Niger. Paris/Dakar: Présence Africaine,1976, Tome VI.
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou, Il n'y a pas de petite querelle: Nouveaux Contes de la savane. Paris: Stock, 1999/2000.
KANGNI, Além, La gazelle s'agenouille pour pleurer. Paris: Le Serpent à Plumes, 2003.
LOPES, Henri, Tribalices, trad. Teresa Meneses. Lisboa: Edições 70, “Vozes de África”, vol. 22, 1980. Tít. orig.: Tribaliques.
OUOLOGUEM, Yambo, Le Devoir de Violence. Paris : Le Serpent à Plumes, 2003.
OUSMANE, Sembène, Voltaïque. Paris/Dakar: Présence Africaine, 1962.
OYÔNÔ Mbia, Guillaume, Chroniques de Mvoutessi 1. Yaoundé : Clé, 1971.
SADJ, A.; SENGHOR, Léopold S., La belle histoire de Leuk le lièvre. Paris: Hachette, 1953.
LITERATURA, POLÍTICA E IDENTIDADE CULTURAL
CÉSAIRE, Aimé, Discours sur le Colonialisme. Paris/Dakar: Présence Africaine, 1989.
EFOUI, Kossi, « Prefácio », L'entre-deux rêves de Pitagaba, Paris, Éditions Akora, 2000.
FANON, Frantz. “O negro e a linguagem”, in Pele negra, máscaras brancas, trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. http://pt.scribd.com/doc/36623756/Pele-negra-Mascaras-Brancas
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou “A tradição viva”. In: J. Ki-Zerbo (org.), História Geral da África. Metodologia e pré-história da África. 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212. http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249POR.pdf
HENNEBELLE, Guy, “Sembène Ousmane, une conception du cinéma”. In: RUELLE, Catherine (org.), Afriques 50: singularités d'un cinéma pluriel. Paris: L'Harmattan, 2005.
M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II, trad. Manuel Resende. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011.
SARTRE, Jean-Paul, “Orfeu Negro”. In: Reflexões sobre o Racismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
SENGHOR, Léopold Sédar, « Le problème culturel en AO.F », in Liberté 1. Négritude et Humanisme. Paris : Seuil, 1964.
Filmografia
OUSMANE, Sembène, Borom sarret, 22 min., curta-metragem, preto e branco, Senegal, 1963.
OUSMANE, Sembène, Mandabi, 1h 45min., longa-metragem, colorido, Senegal, 1968.
OUSMANE, Sembène, La noire de..., 65 min., média-metragem, preto e branco, Senegal, 1966.
ROUCH, Jean, Os mestres loucos [Les maîtres fous], 28 min., curta-metragem, preto e branco, Les Films de la Pléiade, França, 1955.
|