PROGRAMA

PROGRAMA

26.02.11

Módulo 1

Concepções de Geografia e de Aprendizagem no mundo contemporâneo (8h) Docentes
Encontro temático: O valor da Geografia no currículo escolar (4hs)
Oficina Didática: Os processos cognitivos envolvidos na Experiência de Aprendizagem Mediada de Geografia (4hs)

12 e 26.03.11

Módulo 2

Sociedade e Geografia I (8 horas)
Encontro temático: A cidade e o campo (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de interações complexas e relações familiares (4h)

Módulo 3

Natureza e Geografia I (8 horas)
Encontro Temático: Processos naturais - o relevo (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da comparação, percepção analítica e síntese (4h)

09 e 30.04.11

Módulo 4

Natureza e Geografia II (8horas)
Encontro temático: Processos naturais - o clima, o solo e a vegetação (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da observação, identificação e análise (4h)

Módulo 5 

Sociedade e Geografia II (8horas)
Encontro temático: A população – distribuição, movimentos e condições sócio-econômicas (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da classificação (4h)

14 e 28.05.11

Módulo 6

Política, Economia e Geografia (8h) Docentes
Encontro temático: Relações global/local (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de relações transitivas (4h)

Módulo 7

Cultura e Geografia (8 horas)
Encontro temático: Geografia e Diversidade (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da orientação espaço-temporal e das relações familiares (4h)

04 e 18.06.11

Módulo 8

Paisagem e Geografia (8horas)
Encontro Temático: Teoria geográfica da Paisagem (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de ilustrações (4h)

Módulo 9

Tecnologia, Linguagens e Cartografia (8horas)
Encontro temático: A representação do espaço geográfico e a representação de relações (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de organização de informações, instruções e uso de tecnologia da informação (4h)

02.07.11

Módulo 10

Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulário específico (8horas)
Encontro temático: Sistema de vocabulário próprio da Geografia (4h)
Oficina Didática: - Aprendizagem mediada da projeção de relações virtuais e planejamento da produção de textos (4h)

Bibliografia de Apoio aos Encontros Temáticos

AB’SABER, A. N. (coord.). Educação e meio urbano in Geografia e Planejamento, 31, São Paulo: IG, 1978.
ALVES, G. A. TV e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino).
ALVES, N. et allii. Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. SP. Cortez, 1988.
AMIN, Samir. (coordenador) A crise do imperialismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977.
BAHRO, Rudolf. A alternativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos, Anais I Colóquio Cartografia para crianças, Rio Claro: LEMADI-DG-USP/ LEG-UNESP, 1995.
AQUINO, J. G. Indisciplina na escola, alternativas. Teorias e Práticas. SP. Summus Ed. 1996.
ARROYO, Leonardo - Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.
AZEVEDO, T. R.; TARIFA, J. R. (2001) "O ritmo semanal das atividades humanas e o clima na Região Metropolitana da Grande São Paulo" in GEOSUP, n.9. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo.
BARATO, J. N. As demandas do saber técnico. In: BARATO, J. N. Escritos sobre tecnologia educacional & educação profissional. São Paulo: Ed. SENAC. São Paulo, 2002, p. 135-151.
BARRETO, E. S. S. (org.) Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP. Ed. Autores Associados/Fund. Carlos Chagas, 1998.
BECKER, Bertha K. Amazônia geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
BOESCH, H. e CAROL, H. Princípios do conceito de Paisagem, in Boletim Geográfico, 27 (202): jan-fev, Rio de Janeiro, IBGE, 1968.
CAMARANO, Ana Amélia e BELTRÃO, Kaizô I. Distribuição Espacial da População Brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia em sala de aula, São Paulo: Contexto, 2001.
CARLOS, Ana Fani A. e LEMOS, Inês G. (orgs.). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.
CARLOS, Ana Fani A. e OLIVEIRA, Umbelino de (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 1: Representação e a crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2000.
_______ e _______ (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 2: A metrópole do século XXI. São Paulo: Contexto, 2004.
CHRISTOFOLETTI, A.- Geomorfologia. São Paulo, Edgard Blucher, 1972.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. (Org.) Perspectivas da Geografia. São Paulo, Difel, 1983.
CLAVAL, Paul. Espaço e poder. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
CONTI, José Bueno. A Geografia Física E As Relações Sociedade/Natureza No Mundo Tropical. São Paulo, Humanitas: FFLCH, 2002.
COSTA, E. E. M. O Surgimento da Formação de Jovens Rurais por Alternância: história de uma pedagogia associada ao meio rural - as Casas Familiares Rurais. In: Fernando Curi Peres.
COSTA, Wanderley M. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. São Paulo, Contexto/EDUSP, 1988.
DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, SANTOS, Raimundo e COSTA, Luiz Flávio de Carvalho. Mundo Rural e Política ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GÕES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. S. Paulo, Pioneira, 1984.
GUERRA & CUNHA (Ed.) - Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de janeiro, Bertrand Brasil, 1992.
IBGE/IPEA et alii. Caracterização e Tendências da Rede Urbana no Brasil. Vol. 2. Campinas: UNICAMP, 2000.
JACOBI, Pedro. Cidade e Meio Ambiente percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999.
KAYSER, B. O geógrafo e a pesquisa de campo in Seleção de textos 11, São Paulo: AGB, 1985.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1996.
MACHADO, Arlindo (coord.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
MAGNOLI, Demétrio. O que é Geopolítica. São Paulo, Brasiliense, 1986.
MARTINS, José de Souza (Coord.). Travessia. A vivência da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
MARTINS, Sérgio Régis Moreira – “A invenção do humor no espaço gráfico brasileiro". Tese de Doutorado.
MARTONNE, E. De - O clima fator do relevo. Paris, Scientia, 339-355, 1913 (traduzido/AGB).
MOFFITT, Michael. O dinheiro do mundo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
MONBEIG, P. Papel e valor do ensino de Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, números 1 e 2, Rio de Janeiro.
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "A cidade como processo derivador ambiental e estrutura geradora de um clima urbano" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis.
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "Adentrar a cidade para tomar-lhe a temperatura" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis.
MORAES, Antonio Carlos Robert e COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: a valorização do Espaço. São Paulo, HUCITEC, 1984.
MUNARI, Bruno. "Fantasia, invenção, criatividade e imaginação". Lisboa, Editorial Presença.
MUNFORD. L. A cidade na história. 2 vols. Belo Horizonte, Itatiaia, 1965.
OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.) Confluências e divergências entre currículo e didática. Campinas, SP. Papirus, 1998.
PACHECO, Carlos Américo e PATARRA, Neide (orgs.). Dinâmica Demográfica Regional e as Novas Questões Populacionais no Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 2000.
PARRA, N. Técnicas audiovisuais em educação. São Paulo, Edibel, 1978.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Rio, Zahar ed. 1978.
PIRENNE, H. As cidades da Idade Média. Europa-América, 1973. (Coleção Saber)
QUAINI, Massimo. A construção da Geografia Humana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
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RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz e SANTOS JÚNIOR, O. (orgs.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana; o futuro das cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
RODARI, Giani. Gramática da Fantasia. S. Paulo, Summus, 1982.
RODRIGUES, C.- Geomorfologia Aplicada. Avaliações de experiências e de instrumentos de planejamento físico-territorial e ambiental brasileiros. Tese de Doutorado, São Paulo, Dep. De Geografia FFLCH-USP, 1977.
ROLNIK, Raquel e FRÜGOLI JR., Heitor. Reestruturação Urbana da Metrópole Paulistana: Zona Leste como território de rupturas e permanências. Cadernos Metrópole, São Paulo, nº 6, 2º sem., 2001.
SANT´ANNA NETO, J. L. (org.) (2002) - Os climas das cidades brasileiras. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.
SANTOS, C. A cartografia temática no ensino de Geografia: a relevância da realidade relevo. Dissertação de mestrado, DG/FFLCH/USP, 2002.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática = problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP. Ed. Autores Associados, 1998.
SILVA. R. T. Das telas para a sala de aula: televisão e vídeo no ensino de história, dissertação de mestrado: FE/USP, 2002.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de geografia. Tese de doutoramento. Departamento de Geografia, FFLCH/USP, 1986.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de Geografia do 1ograu. Tese de doutorado, DG/FFLCH/USP, 1996.
TARIFA, J. R., AZEVEDO, T. R. orgs. (2001) "Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática" in Coleção Novos Caminhos n.4. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo.
TRICARD, J. e outros. Reflexões sobre a geografia, São Paulo: AGB, 1979.
TRUFFI, Y. H. e FRANCO, L. A. C. Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica. São Paulo: FTD, 1990.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? 13. ed. Campinas: Papirus, 2002.
VEIGA, I. P. A. CARDOSO, M. H. F. Escola Fundamental, currículo e ensino. Campinas, SP. Papirus Ed., 1995.
VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2ª ed. Campinas: Ed. Associados, 2003.
VEIGA, José Eli Da. Desenvolvimento sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
WEIGERT, H. W. Geopolítica, generais e geógrafos. México, Fondo de Cultura Económica, 1943.
YUS, R. Temas transversais em busca de uma nova escola. Porto Alegre, Artmed, 1998.
ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Bibliografia de Apoio às Oficinas Didáticas

GOMES, Cristiano Mauro Assis - "Feuerstein e a construção mediada do conhecimento", Artmed, Porto Alegre, RS, 2000.
Da ROS, Silvia Zanatta - "Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein", Plexus Editora, 2002.
BELTRAN, José Maria Martinez - "La mediación en el proceso de aprendizaje", Madri, Bruño, 1994.
BEYER, H. O. - “O Fazer Psico-Pedagógico. A abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky”, Mediação Editora, Porto Alegre, 1996.
FEUERSTEIN, Reuven - " Instrumental Enrichment: an intervention program for cognitive modifiability", Glenview (Illinois): Scott, Foresman and Company, 1980.
FEUERSTEIN, Reuven - " Mediated Learning Experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications", London, Feundi Publishing House, 1994
HERNÁNDEZ, Fernando – “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho”, Artemed Editora, Porto Alegre, 2000.
HOFFMANN, Jussara – “Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
KOZULIN, Alex - "Privação Cultural e Aprendizagem: Mediar Reafirmando Identidades", Palestra Publicada na WEB.
LÉVY, Pierre – “Educação e Cybercultura” publicado na WEB.
______________ - “Tecnologias Intelectuais e Modos de Conhecer: nós somos o texto” publicado na WEB.
MARTINS, Enilde A. B. - "Aprendizagem Mediada: um estudo prévio dos efeitos do PEI de Reuven Feuerstein em jovens integrados a um processo de qualificação profissional básica", Dissertação de Mestrado apresentada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.
MEIR, Ben Hur - "PEI e Aprendizagem: Pontes e Transcendência”.- Publicado na WEB.
MORAES, Rita – "Direito à Inteligência", Entrevista de Reuven Feuerstein à revista ISTO É - 12/05/1999.
MORIN, Edgar – “A cabeça bem-feita: pensar a reforma, reformar o pensamento”, RJ., Bertrand Brasil, 2000.
NOGUEZ, S. - "El desarrollo potencial de aprendizaje. Entrevista a Reuven Feuerstein", Revista Electrónica de Investigación Educativa, 2002.
NÓVOA, Antonio – “Avaliações em Educação: Novas Perspectivas”, Porto Editora, Portugal, 2003.
PIAGET, JEAN - "Para onde vai a Educação", Forense, RJ, 1970.
SANTOS, Boaventura de Sousa – “Pela mão de Alice – O social e o político na pós-modernidade”, Cortez Editora, São Paulo, 2004.
SILVA, Janssen Felipe da e outros (org.) – “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo – “Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 1999/2000.
VYGOTSKY, L. S. - "Pensamento e Linguagem", Martins Fontes, SP, 1987.